ALUNO

Apresentação


O Centro Universitário do Piauí - UNIFAPI institucionalizando as diretrizes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional criou o Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP, tendo em vista a troca de experiência e a integração Escola/Aluno/Empresa/Instituição, com mecanismos de apoio para compreender a sua própria realidade, dar continuidade a comunicação com os ex-acadêmicos, além de oportunizar a educação continuada para os formados de nossa Instituição. Segundo Bachelard (1977) uma das funções do ensino científico é promover a lógica do processo educacional de uma forma racional e proativa.
O UNIFAPI em apoio a seus egressos, checando suas inserções no mercado de trabalho, suas dificuldades e vivências profissionais, por meio do cadastro de ex-alunos que é realizado a partir do formulário de Auto-Avaliação Institucional, a fim de mantê-los informados sobre eventos científicos, como congressos, palestras e outros, promovendo a atualização de sua formação.

Objetivo Geral

O Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP do UNIFAPI tem o objetivo geral criar um dos mecanismos que permita a contínua melhoria de todo o planejamento do processo de ensino aprendizagem.

Objetivos Específicos

  • Promover encontros, cursos de extensão, reciclagens e palestras direcionadas a profissionais formados pelo FAPI;
  • Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos;
  • Manter registros atualizados de alunos egressos;
  • Divulgar a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho;
  • Avaliar o desempenho da instituição, através da pesquisa de satisfação do formando e do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos.

Mecanismos

Para atingir a finalidade do Programa de Acompanhamento de Egressos, O UNIFAPI possui das seguintes ações:

  • Cadastro através de um banco de dados: Esse formulário é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e email para proceder à pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem ser tabuladas pela Auxiliar de Direção e analisadas pela CPA - Comissão Própria de Avaliação para encaminhar às Coordenações de Curso e Direção da Faculdade. Nesse cadastro deve contemplar todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.
  • Endereço eletrônico:
    Os egressos possuem um canal de comunicação virtual com a Instituição, que pode é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas. O feedback é dado por um profissional da IES. Outro canal de comunicação, é através do e-mail institucional dos coordenadores de curso.
  • Promoção de eventos: Uma diversidade de eventos é realizada pelo FAPI, como palestras, seminários, congressos, fóruns, workshops, entre outros, e para atender à política de egressos, são divulgados em maior amplitude para os ex-alunos, através de seus e-mails cadastrados. Assim como, temos como prática convidar ex-alunos com a finalidade de relatar suas experiências, vivências, apresentação dos melhores TCC, com a finalidade de integrar alunos/ex-alunos/empresas/comunidade/Instituição.